terça-feira, 17 de março de 2009

O Movimento e a Dança na Educação Infantil


O Movimento na Educação Infantil

O movimento é um dos fatores que contribuem com desenvolvimento e com a cultura humana, pois as crianças estão em contato com ele desde que nascem, onde adquirem cada vez mais controle sobre o seu próprio corpo e se apropriam das possibilidades de interação com o mundo em que vivem. A inúmeras possibilidades de movimento (engatinhar, caminhar, manusear objetos, saltar, correr, brincar sozinha ou em grupo) que uma criança pode experimentar possibilita uma linguagem que a permite agir sobre o meio físico e atuar sobre este de maneira significativa.E isto foi percebido pelas pessoas engajadas na Educação Infantil: “a necessidade das atividades de Movimento para as crianças”. No entanto, muitas vezes isto se restringe a brincadeiras nos aparelhos do parque, jogos de correr, brincadeiras livres nos espaços internos e externos da escola e brincadeiras de rua, todas elas permeando o objetivo de recreação: “[...] É importante que o aspecto lúdico seja desenvolvido nas crianças, com a finalidade de recrear-se. Entretanto, os objetivos do componente curricular “Movimento” para a Educação Infantil não podem resumir-se na visão de recreação” (MELLO).
Ao analisar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é possivel verificar que o Movimento é, ainda, concebido em uma visão orgânica: “[...] As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança. As capacidades cognitivas estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problema” (MELLO)
É como se o movimento estivesse relacionado apenas ao corpo, e o pensamento não fizesse parte dele. E isso esta presente nos objetivos de toda a proposta de Educação Infantil, tanto para zero a três anos, como para quatro a seis anos. Entretanto, a Educação Física que vem sendo discutida atualmente, como já fora citado, não tem como único objetivo o desenvolvimento das habilidades e capacidades físicas, ela tem como foco enquanto componente curricular educar a criança para a vida, desenvolvendo habilidades necessárias para a inserção desta criança nos diferentes ambientes da sociedade.
Ainda que os objetivos educacionais apresentados no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), privilegiem a ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, além da exploração de diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força velocidade, resistência e flexibilidade, ainda assim buscam o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas.
Não basta uma Educação Física sob a visão de apenas movimentar-se, ela tem que ir mais além do desenvolvimento das capacidades físicas.
Segundo Le Boulch, toda a educação pressupõe tomar decisões enquanto á finalidade da ação educativa.O objetivo é favorecer o desenvolvimento de um homem capaz de atuar num mundo em constante transformação por meio de um melhor conhecimento e aceitação de si mesmo, um melhor ajuste de sua conduta e uma verdadeira autonomia e acesso às suas responsabilidades no marco de sua ação social, possibilitando através de sua ação sobre atitudes e movimentos corporais. A Educação pelo Movimento não ocorre isoladamente, mas no homem como um todo, onde este movimento dentro de um contexto seja ele jogo, trabalho, expressão, adquire significado.



A Dança na Educação Infantil
Como pudemos perceber, o movimento é o meio de expressão fundamental das crianças na Educação Infantil, isto porque o espaço entre a emoção e ação é menor quanto mais jovem for a criança. Considerar todas essas dimensões do movimento nos permite uma visão mais ampla para a preparação de atividades, projetos e conteúdos que melhor contemplem o movimento dentro das escolas de Educação Infantil.
No mundo ocidental a “Dança-criativa”, “Dança-educativa” ou “Dança-educação” são modalidades similares na área de Dança no contexto escolar. No Brasil, essa modalidade foi também batizada de “Expressão Corporal”, “Dança-Expressiva” ou até mesmo de ”Método Laban” (Marques)
Então seja a Dança como for chamada, ela permite que a criança se aproprie de seus corpos, possibilitando uma comunicação corporal. Para Laban, a criança tem o impulso inato de realizar movimentos similares a Dança. Esta vontade inata da criança de fazer movimentos do tipo de dança é uma forma inconsciente de extroversão e exercício que a introduz ao mundo da influência de movimento e fortifica suas faculdades espontâneas de expressão.
Portanto, nada mais pertinente que o trabalho de dança seja explorado dentro das escolas de Educação Infantil, uma vez que ela supõe na educação um aprendizado que integra o conhecimento intelectual e a livre expressão do aluno, visando não apenas proporcionar a vivência do corpo e diminuir tensões, mas favorecer a criatividade da criança, onde o trabalho com o seu corpo gere uma maior consciência corporal, para que esta criança possa compreender o que passa consigo e ao seu redor, tornando-a mais espontânea e conseguindo expressar seus desejos de modo mais natural.

5 comentários:

  1. Obrigada pela visita. Estou muito feliz em comemorar contigo e pela atenção que vc tem. Deus abençoe, bjks

    Sinta-se a vontade de pegar todos os meus presentinhos (selinhos e award)

    Linda, selinhos e awards são mimos que nós trocamos. No caso dos meus estão do seu lado direito no setor PRESENTINHOS QUE OFEREÇO. é só vc copiar o endereço da imagem e postar. qualquer duvida, entre em contato. bjks

    ResponderExcluir
  2. olá... eu sou bailarina e professora de Educação Física... e pretendo desenvolver um trabalho como o seu em miha cidade... que dica vc poderia me dar???

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSO.
    FAÇO PEAGOGIA NA CATOLICA EM SANTOS SAMPA.
    TENHO UM TRABALHO PARA APRESENTAR DE ARTE E POSSO APRESENTAR AS FOTOS DAS CRIANÇAS.

    ResponderExcluir
  4. Olá, nova amiga chegandooooooooooooo, rsrsr. Amei seu blog.. Bjocas!

    ResponderExcluir
  5. oi amiga sou professora de arte mais nao sou graduada nao. gostaria que vc me desse uma ideia olha na escola que ensino no proximo mes esta aniversariando em 7 de abril gostaria de fazer uma apresentaçao com uma dança.

    ResponderExcluir