sábado, 14 de março de 2009

Pensando com o corpo: uma lição de vida!

Em 2005 ano em que eu conclui minha faculdade de Ed Fisica tive que preparar minha monografia, o famoso TCC. E escolhi entre tantos temas a Dança, por ela ja fazer parte da minha vida, trabalho, enfim. Só que não queria fazer apenas uma releitura bibliografica, queria realmente partir pra ação, mas desta vez não com as crianças com as quais eu trabalhava, mas com os professores de sala de uma das escolas em que atuava, isto porque alguns anos de experiencia dentro das escolas pude verificar o quanto estas professores não conheciam seus corpos, sua corporeidade e ao ler um artigo da Professora Mestre Marcia Strazzacappa em A Educação e a Fábrica de Corpos: a Dança na Escola, tive certeza que era isto que iria fazer.
Desenvolvi um projeto com as proefessoras e diretora de 10 meses, em tres etapas:

-Primeira Etapa:m questionário ao qual elas responderam com o objetivo de detectar o conhecimento sobre o tema, assim como as suas dúvidas, opiniões, dificuldades e necessidades, o que dará uma base para a elaboração da próxima etapa. Este questionário foi dissertativo, com 18 perguntas sobre educação física, dança, educação infantil, papel do professor, as professoras responderam em suas casas e seus resultados foram compilados em informações comuns e discrepantes.
-Segunda Etapa: Foram realizados quatro encontros, para que pudéssemos discutir, debater, refletir e opinar sobre as diversas temáticas relacionadas com a dança e também com a dança na educação infantil, para que construíssem novos olhares e saberes, e conseguissem findar seus compromissos educacionais de uma maneira mais transformadora. O último encontro foi uma vivência corporal, na tentativa de fazê-las entender corporalmente este novo pensar.
-Terceira Etapa: E a última etapa foi uma entrevista individual com as professoras para verificar se o presente trabalho contribuiu para um melhor aproveitamento, crescimento e desenvolvimento profissional delas e assim do processo de aprendizagem do aluno.

Após o questionario em mãos com as respostas pude preparar a segunda etapa com tema para cada encontro, temas estes que deram o q falar e quantas coisas juntas descobrimos sobre nossos alunos, sobre a visão que temos deles, dos corpos e mentes deles, do quanto agente sem querer e muitas vezes sabendo, dicotomizamos isto, e principalmente como não entendemos os nossos corpos, a nossa necessidade de movimento e o quanto agente se fecha pro movimento.Mas o mais importante foi vê-las se descobrindo, questionando o corpo, a falta de movimento, a vergonha de se exporem, ja que elas eram de idades muito diferentes (22 á 60anos), realmente posso dizer que foi uam lição de vida pra elas e também pra mim. No último encontro após termos discutindo sobre inúmeras questões que as fizessem redimensionarem suas práticas pedagógicas através da linguagem Dança, foi feito uma aula prática sobre vivenciar a Dança onde elas ali, puderam se soltar, se emocionar, e realmente sentir seus corpos agora não mais como uma coisa separada da mente, mas como um todo, um corpo que fala, pensa, sente e age e que nao tem limite quando o assunto é movimentar.
Na entrevista pude ver o quanto elas aprenderam a entender o movimento e o quanto a Dança é rica para este entendimento, e agora tinham em mãos mais um elemento pra poder fazer de suas aulas algo mais prazeroso, emocionante e de fácil entendimento para as crianças. E com certeza a participação delas nos eventos feitos por mim na escola so aumentaram ese intensificaram, pois perceberam que aquilo lá nao era apenas um passatempo paara as crianças, mas algo que contribuiria para toda vida escolar e pessoal destas crianças...

Espero que tenham gostado!!!
bjs

nani

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