sexta-feira, 13 de março de 2009

Dança - Educação


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DANÇA- EDUCAÇÃO:um exercício á corporeidade


A dança como educação contempla uma nova proposta de ensino que abrange fundamentos da Dança –Educação e da Dança Educativa Moderna.
Ela não tem como objetivo formar bailarinos, antes disso ela consiste em proporcionar à criança e ao adolescente um contato mais efetivo e intimista com possibilidade de se expressar criativamente através do movimento, aonde ela preparará o corpo da criança e do adolescente a fim de que se exercitem de acordo com suas necessidades, desenvolvendo a destreza, agilidade e a autonomia, estimulando os movimentos espontâneos e a precisão do gesto, sendo indispensável para isso que eles compreendam o que fazem e pôr que fazem, pois o movimento é, antes de tudo, um movimento consciente.
Assim sendo, a Dança se liberta de um academicismo que a torna inacessível à maioria das pessoas mostrando que ela não se resume apenas ao aprendizado de técnicas e estilos, pois abrange um contexto mais elevado do que simples classificações como estas. Isto porque o ser humano dança pôr uma necessidade interior, muito mais próxima do campo subjetivo que do físico e porque seus movimentos constituem formas de expressar os seus sentimentos: desejos, alegrias, pesares, gratidões.
Construindo a corporeidade:
  • Na construção de uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação em Dança que ocorre nas aulas e na sociedade;
  • No aperfeiçoamento da capacidade de discriminação verbal, visual e cinestésica e de preparo corporal adequado em relação às Danças criadas, interpretadas e assistidas;
  • No situar e compreender as relações entre corpo, dança e sociedade;
  • Na ( re)descoberta do movimento como expressão criativa e participativa nos importantes momentos da vida, vivendo o corpo de uma maneira mais satisfatória e gostando de se expressar através dele;
  • Na defesa em favor da Dança- e da Arte-, como um despertar para a responsabilidade dos seres em relação ao próprio corpo, á procura de um melhor modo de viver;
  • Num Dançar brincando, com liberdade e prazer, sem o aprisionamento a técnicas codificadas ou modelos impostos pela mídia;
  • No recobrar da confiança do ser humano que são, devolvendo-lhes a capacidade de se movimentar criativamente, tornando-as mais receptivas ás solicitações exteriores, seja para acolhê-las ou para se defender, tanto melhor será suas respostas
A Dança-Educação não é a arte do espetáculo, é educação através da arte , pois ela dá a oportunidade do contato com o novo, com a criação do novo, do não-experimentado, da não necessidade de um modelo a ser copiado. A imagem, a expressão, os sentimentos que temos são os únicos modelos que precisamos, pois somos modelos daquilo que queremos ser, e, construímos nossas necessidades individuais e sociais a partir das vivências que nos são oferecidas.
Nesse contexto, a Dança-Educação aliada ás demais atividades trará um resgate da própria personalidade dessas meninas, desenvolvendo uma visão mais crítica do mundo em que vivem, e isso não se resume ao campo do intelecto; ao contrário envolverá o ser humano de uma maneira integralizada, tal como foi concebido, sendo decisiva para a formação de cidadãs mais críticas e participativas da sociedade em que vivem.
A Dança é fonte rica e natural de expressão de corporeidade, para demonstrar a plasticidade do corpo e integrar o indivíduo como sujeito e formador desse mundo.
Nani

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