segunda-feira, 14 de maio de 2012

Projeto Festa Junina






JUSTIFICATIVA:


Na festa Junina há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o passado, porque quando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Esse resgate deixa de ser apenas oral, como muitas vezes são passadas as culturas de um povo e passa ser concreto.

As festas juninas proporcionam um ensino aprendizado-dinâmico dinâmico em torno de manifestações culturais, gastronomia, significação e origem de elementos históricos. Elas também promovem o relacionamento interpessoal e confraternização que nenhuma outra data consegue realizar.

Além de ser a festa mais reproduzida e recriada nas escolas é também um bom momento para desenvolver um projeto de aprendizagem, porque é um trabalho sócio-cultural. Dessa forma, a escola pode e deve tomar partido dessa data para elaborar com as crianças atividades que lhes tragam o conhecimento assim como atitudes e valores.

É uma experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada, além de motivar o aluno a participar, bem como possibilita trabalhar interdisciplinarmente de forma significativa. Porque escola é um espaço de formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades.

Dessa forma, o acesso às experiências culturais diversas e a novas linguagens, contribui para o desenvolvimento do aluno como sujeito sociocultural, crítico e criativo.


Sem falar que este projeto didático ainda destacará para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.

OBJETIVOS:

Levar os alunos à:Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;- desenvolver o interesse e gosto pela tradição;- Planejar a realização de uma Festa Junina;- resgatar a memória das Festas Juninas;- Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;- Distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;- Sociabilizar os alunos;- Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;- Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro.


CONTEÚDOS:


- A vida do homem do campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.)- As festas juninas: características, roupas típicas, danças, alimentos.

DESENVOLVIMENTO:


Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.Leitura de textos informativos.Leitura de poesias e/ou músicas juninas.Montagem de um jornal com dicas juninas.Leituras de textos criativos.Caça-palavras.Cruzadinhas.Montagem de cartazes e convites.Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época.Confecção de enfeites juninos.Atividades de matemática com problematização.Montagem de painel com crendices e superstições.Conscientização do perigo de soltar balões.

RECURSOS DIDÁTICOS:


Cartazes;Papel manilha;Sulfite;Cola;Tinta guache;Lápis de cor;EVA,TNT;Tesoura;Pincel;Crepom;CDs;Aparelho de som;Televisão;Fantasias;

METODOLOGIA:


As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e inndividual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.

FINALIZAÇÃO:


O projeto será finalizado com a realização da festa Junina com músicas sertanejas, quadrilhas, comidas típicas.


AVALIAÇÃO:


A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Quer saber mais???

Adquira nossa apostila do Projeto Festa Junina por R$49,90 Download 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário