terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto Conhecendo o Nosso Corpo e o Movimento


OBJETIVO: Sabe-se o quanto é importante para as crianças na fase escolar inicial (educação infantil e também o primeiro ciclo escolar)o conhecimento do seu corpo e o movimento que este pode realizar em diferentes espaços e niveis, por isto permitir que a criança compreenda o seu corpo como um organismo integrado e não como um amontoado de partes e aparelhos, que é um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, medo, alegria, etc se faz necessário nesta primeira etapa de vida deles.
E isto pode se dá através de alguns conteúdos básicos para o desenvolvimento das mesmas como:
• Esquema Corporal: Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo, através de movimentos que o afetam como uma totalidade; reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento; realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo; definir sua dominância lateral.
• Estrutura Espaço-Temporal: Permitir ao aluno que oriente-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão; que movimente-se, discriminando diferentes momentos do tempo, se curso regular e seu fracionamento; que identifique e efetue movimentos e trajetórias no deslocamento do corpo e objetos.
• Qualidades Físicas: Permitir que o aluno estruture movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva; que ele consiga equilibrar-se em diferentes situações, com o sem deslocamento, controlando e ajustando sua postura; que ele consiga ainda melhoras seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade.
• Expressão Corporal: Permitir ao aluno que ele represente com movimentos corporais, elementos e objetos do meio circundante; que reproduza, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e pessoas; que ele movimente-se, adaptando-se a diferentes ritmos; que ele ainda seja capaz de expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com um grupo; que ele crie sua própria seqüência de movimentos, em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos, que ele dramatize, através do movimento, fatos, historias e fantasias, e que conheça e execute formas de expressão tradicionais de todos os povos.

Uma dica que é muito funcional é usar a música como instrumento de trabalho, uma vez que seus elementos são de facil expressao, interação para q a criança de fato consiga apropriar-se da iamgem global do seu corpo.

Conhecendo o Corpo Humano:

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Ele é composto de cabeça, tronco e membros.

A Cabeça:

Na cabeça, está o cérebro (miolos) por dentro da parte óssea, muito bem protegido. Devemos ter cuidado com a cabeça para proteger o cérebro. Ele comanda todas as nossas ações como: pensar, lembrar, falar, andar, escrever, ver, etc. Com a cabeça é que a gente pensa. Na cabeça ainda estão : a boca, os olhos, os ouvidos e o nariz.

O Tronco e os Membros:

No tronco do corpo humano, estão todos os órgãos vitais também. O estômago, os intestinos, o coração, fígado, pulmões, rins, bexiga, etc.
Os membros são : os braços e as pernas
Nos braços ficam as mãos.
Nas pernas ficam os pés.

Atividades para desenvolver em sala com as crianças:

1)Após falar de todas as partes do corpo pedir para que eles desenhem em uma folha o corpo humano.
2)Entregar a eles um desenho do corpo humano e pedir para que nomeia as partes corporais



Atividades para desenvolver na quadra ou patio com as crianças:

1)1) Samba Quente:(CD Batucada)- soltar/chacolhar partes do corpo alternando o movimento, confome o comando do professor (cabeça, ombros, braços, mãos, cintura, bumbum, pernas, pés, corpo todo no lugar, corpo todo no espaço), na pausa da música parar de se mexer, comos e fosse a brincadeira da estátua.

2)Eu vi: ao som da música ou msm cantando ela fazer com que os alunos vao tocando seus corpos conforme o comando da mesma.Ao final da musica eles deverão dançar livremente pelo espaço e terminar fazendo uma pose colocando a mão em alguma parte do seu corpo.

Eu vi, eu vi, eu vi um jacaré será que ele queria pegar no meu pé?
Eu vi, eu vi eu vi uma formiga será que ela queria pegar minha barriga?
Eu vi, eu vi, eu vi um leão será que ele queria pegar a minha mão?
Eu vi, eu vi, eu vi uma coelha será que ela queria pegar minha orelha?
Eu vi, eu8 vi, eu vi um piolho será que ele quaria pegar no meu olho?
Eu vi, eu vi, eu vi um coelho será que ele quaria pegar o meu joelho?
Eu vi , eu vi, eu vi uam perdiz será que ela queria pegar o meu nariz?

4 comentários:

  1. ADOREI ESSE PROJETO ESTOU TRABALHANDO TAMB. CORPO E MOVIVENTO E ESSA MUSIQUINHA VAI ME AJUDAR MUITO ESPERO ESCONTAR NOVAS NOVIDADES E SEMPRE BEIJOS!!!!VANIA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Adorei esse projeto, pois me deu várias sugestões para trabalhar com meus alunos da educação infantil.
    Edilânia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo projeto..
    Estou inicio com mesmo trabalho.
    Bem Criativo parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada qridas!!!! Nós temos na nossa lojinha o projeto inteiro!!!bjsss

    ResponderExcluir