segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Trabalhando as Diferenças



Objetivo:

  1. Perceber-se e perceber o outro como diferente;
  2. Respeitar as diferenças;
  3. Desenvolver e potencializar a criatividade

          O  professor deverá observar seus alunos de forma a perceber suas relações com os demais colegas e se entre eles há criianças que não conseguem interagir com o grupo? Crianças que expressam verbalmente sua dificuldade em aceitar o outro. Como se dão as interações nos momentos de brincadeiras livres? Como são feitas as escolhas dos parceiros de brincadeiras e de atividades em grupo? Questões como essas possibilitam ao professor, perceber os preconceitos ocultos entre seus alunos.

    Atividade 1

    Eu Sou Diferente de Você

          Tem gente que é loirinha pra valer
          Tem gente com o cabelo de cachinho
          Tem gente que parece que só faz crescer...
          Tem gente que é chamada de baixinho
    Eu sou diferente de você
    Você é diferente de mim
    Eu sou diferente de você
    E mesmo assim,
    Você vai gostar de mim...
    Tem gente que não pode ver você
    Tem gente que tem olho puxadinho
    Tem gente que usa as mãos pra se mover
    E tem quem mova mundo por mim...
    Eu sou diferente de você
    Você é diferente de mim
    Eu sou diferente de você
    E mesmo assim,
    Você vai gostar de mim...
    Tem gente tão fina que nem se vê
    Tem sempre um que é o mais gordinho
    Tem gente com degraus pra vencer
    E só depende de um empurrãozinho...
    Tem gente que vai te surpreender
    Parece que a alegria não tem fim
    Tem gente com encanto pra viver
    É gente com o pó de pilim-pim-pim...
    Eu sou diferente de você
    Você é diferente de mim
    Eu sou diferente de você
    E mesmo assim,
    Você vai gostar de mim...
     
    Com a música“Você vai gostar de mim” fazer o aluno perceber as diferenças não só corporais mas também todo o restante que nos tornam diferentes uns dos outros, e dramatizá-la livremente.   

    Atividade 2

    Faça uma rodinha e converse com os alunos sobre a música. Levante algumas questões para que as crianças possam pensar e verbalizar suas opiniões. Reler trechos da música, como:     

    "Tem gente que usa as mãos pra se mover
      E tem quem mova mundo por mim... "

    "Tem gente tão fina que nem se vê
    Tem sempre um que é o mais gordinho"
    Questione as crianças: O que é ser normal? Como uma pessoa deveria ser para ser normal? O que determina que uma pessoa é bonita ou feia? Na medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?     

    Atividade 3:

    Aproveitar as frases da música "tem gente que é loirinha pra valer, tem gente com o cabelo de cachinho, tem gente que parece que só faz cresce, tem gente que é chamada de baixinho" e perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem.( amigos da escola, artistas, bichos)Para complementar essa discussão, pode-se enviar uma atividade para casa em que as crianças perguntarão aos pais com quem eles acham que elas se parecem. Assim com certeza aparecerão muitas respostas interessantes: olho da avó, cabelo do pai, boca da mãe, etc. Os pais podem enviar fotos de seus filhos junto com as pessoas com quem acham que o filho se parece.
    Assim que o material chegar em sala o professor deve socializar as descobertas na rodinha ajudando na verbalização das crianças com uma frase do tipo : minha mãe acha que os meus olhos são do ... meu cabelo é parecido com ..., minha boca se parece com ...

    Atividade 4:
    Entregar a cada um, uma folha sulfite onde eles escolherão um coleguinha da sala para desenhar.

    Atividade 5:
    Percebendo as diferenças:

    Agora vamos perceber as diferenças corporais que existem em todos, e também o que é igual em todas as pessoas. (Todos temos braços, pernas, cabeça, porém o que nos tornam diferentes são as nossas caracteristicas físicas (cor de olhos, cabelos, cor de pele) e emocionais.

    ·        Em seguida, os alunos escolherão uma menina e um menino para que se deitem em uma folha grande o suficiente para que aos colegas contornem o perfil dos seus corpos;


    ·      Com os perfis contornados os alunos deverão completar a figura do corpo acrescentando detalhes que os identifiquem;

    ·      É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;


    ·     Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural dos alunos escolhidos.












    Nenhum comentário:

    Postar um comentário