sábado, 10 de agosto de 2013
A importância do Imaginário Infantil na Aula de Baby Class:
A construção do imaginário é histórica, cultural e também ideológica, é preciso tomar cuidado para não naturalizar a infância, não se pode esquecer que esta também participa do coletivo social, esta infância é um dos momentos em que se pode observar uma intensa produção.
Vygotsky destaca em seu livro, a formação social da mente que:
"Em estudos experimentais sobre o desenvolvimento do ato de pensar em crianças em idade escolar, tem se admitido que processos como dedução, compreensão, evolução das noções de mundo, interpretação da casualidade física, o domínio das formas lógicas de pensamento e o domínio da lógica abstrata ocorrem por si mesmas, sem nenhuma influencia do aprendizado escolar."
Entende-se que segundo o autor, a maturação de uma criança, bem como o seu desenvolvimento, são vistos como pré-condição de aprendizado e não um resultado, ou seja, o aprendizado gera uma base sobre o desenvolvimento, deixando então este último inalterado.
Para se trabalhar na construção do imaginário é preciso pesquisar e ter clareza com que tipos de infâncias estamos trabalhando. A criança em si não é uma tábula rasa.
A literatura e os contos de fadas ajudam na formação da criança, favorecendo o seu desenvolvimento psíquico, além de auxiliar na formação do seu caráter. Ao ouvi-los, elas absorvem destas narrativas lições que contribuirão para o seu desenvolvimento.
Segundo Vygotsky, quando a criança reproduz o comportamento social de um adulto em seus jogos está fazendo uma combinação do real com sua ação fantasiosa, isto porque a criança tem como necessidade a reprodução do cotidiano do adulto, o qual ainda não pode fazer como gostaria.
Busca em seu faz de conta obter conhecimentos antecipados do mundo ao seu redor.
Nas aulas de Baby Class nós professores podemos proporcionar uma fase muito rica para a criança, com atividades que remetam o uso do imaginário, como por exemplo o uso da leitura de um conto de fadas ou mesmo um Ballet de Repertório, onde elas além de escutar a história ou ver através de videos, poderão interpretar brincando tais personagens tão sonhados como: a princesa Aurora de A Bela Adormecida; Coppélia a boneca engraçada que vive sentada em sua cadeira na varanda da casa do sr Coppelius; As Fadas, Ninfas, Willis de tantos Ballets Românticos, etc.
É uma fase em que a criança praticamente sonha acordada, está inventando e descobrindo coisas.
Por isto nós professores de Baby Class, que também somos responsáveis pelo desenvolvimento das nossas alunas, é de suma importância que neste momento, estejamos cercados de ferramentas e recursos que irão aprimorar os conhecimentos delas, aguçando ainda mais a curiosidade, incentivando-as.
Esta fase é propicia para que nós professores proporcionemos um cenário perfeito que contribuirá para que se façam construções no imaginário das nossas alunas, levando-as a movimentos de mudanças e descobertas, instigando-as a criticarem e argumentarem, favorecendo o ambiente de aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário