sábado, 10 de agosto de 2013

Esquema Corporal e a Imagem Corporal - Baby Class Ballet



É a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.

O esquema corporal ainda contribui para que a criança reconheça seu corpo em seu todo e diferencie cada uma de suas partes por meio do movimento. Isto é o q diferencia o esquema corporal da imagem corporal, pois a criança pode até conhecer seu corpo, onde está localizado membros, cabeça, e tronco, mas não tem noção exata de como é fisicamente. Um exemplo que li em um artigo para exemplificar a imagem corporal distorcida, é a de uma pessoa com anorexia, cuja noção da imagem, não é a mesma com a realidade física do seu corpo.

O esquema corporal é em principio o mesmo para todos, desde que sobre as mesmas condições, exemplo: idade, já imagem corporal é peculiar a cada um, pois ela está ligada ao sujeito e a sua história.

A imagem do corpo é a cada momento a memória inconsciente de todo vivido relacional, podendo ser visual, motora, auditiva, tátil, entre outros, não devendo, portanto ser analisada separadamente ou adotar para cada estrutura um padrão único para avaliação de alterações em todas as estruturas. Toda mudança reconhecível entra na consciência comparando-se com situações já vivenciadas, realizando assim uma avaliação da nova situação que gera uma mudança na imagem corporal.

Para uma comprovação podemos ter como base a teoria de Zona de Desenvolvimento Proximal enunciada por Vygotsky , o qual enfatiza a todo o momento que o aprendizado e o posterior desenvolvimento se da a partir da interação que o indivíduo tem com o meio. Segundo ele a aprendizagem ocorre a partir de um desenvolvimento potencial para um desenvolvimento real. Isso explica a necessidade do indivíduo ter uma imagem corporal que facilite a interação com o meio, sendo de fundamental importância à participação de um sujeito mais experiente para que aquilo que ele consiga fazer hoje com a ajuda do mesmo, num estágio posterior seja capaz de realizar sozinho.

Mediante a isto, é importante reconhecer que a imagem corporal deve estar estruturada o suficiente para que essa relação ocorra através do esquema corporal, que é um facilitador na comunicação, de forma objetiva promovendo uma constante alteração na imagem que a criança possui.

Com isto podemos notar o quão correlacionados estão os dois, o esquema corporal e a imagem corpora. Por isto eles devem ser vistos como um todo, pois assim nós enquanto profissionais que trabalham com os corpos de crianças em processo de desenvolvimento, conseguiremos adquirir uma imagem corporal bem estruturada ao ponto de promover um constante desenvolvimento psicomotor a nossas alunas.

É a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.

O esquema corporal ainda contribui para que a criança reconheça seu corpo em seu todo e diferencie cada uma de suas partes por meio do movimento. Isto é o q diferencia o esquema corporal da imagem corporal, pois a criança pode até conhecer seu corpo, onde está localizado membros, cabeça, e tronco, mas não tem noção exata de como é fisicamente. Um exemplo que li em um artigo para exemplificar a imagem corporal distorcida, é a de uma pessoa com anorexia, cuja noção da imagem, não é a mesma com a realidade física do seu corpo.

O esquema corporal é em principio o mesmo para todos, desde que sobre as mesmas condições, exemplo: idade, já imagem corporal é peculiar a cada um, pois ela está ligada ao sujeito e a sua história.

A imagem do corpo é a cada momento a memória inconsciente de todo vivido relacional, podendo ser visual, motora, auditiva, tátil, entre outros, não devendo, portanto ser analisada separadamente ou adotar para cada estrutura um padrão único para avaliação de alterações em todas as estruturas. Toda mudança reconhecível entra na consciência comparando-se com situações já vivenciadas, realizando assim uma avaliação da nova situação que gera uma mudança na imagem corporal.

Para uma comprovação podemos ter como base a teoria de Zona de Desenvolvimento Proximal enunciada por Vygotsky , o qual enfatiza a todo o momento que o aprendizado e o posterior desenvolvimento se da a partir da interação que o indivíduo tem com o meio. Segundo ele a aprendizagem ocorre a partir de um desenvolvimento potencial para um desenvolvimento real. Isso explica a necessidade do indivíduo ter uma imagem corporal que facilite a interação com o meio, sendo de fundamental importância à participação de um sujeito mais experiente para que aquilo que ele consiga fazer hoje com a ajuda do mesmo, num estágio posterior seja capaz de realizar sozinho.

Mediante a isto, é importante reconhecer que a imagem corporal deve estar estruturada o suficiente para que essa relação ocorra através do esquema corporal, que é um facilitador na comunicação, de forma objetiva promovendo uma constante alteração na imagem que a criança possui.

Com isto podemos notar o quão correlacionados estão os dois, o esquema corporal e a imagem corpora. Por isto eles devem ser vistos como um todo, pois assim nós enquanto profissionais que trabalham com os corpos de crianças em processo de desenvolvimento, conseguiremos adquirir uma imagem corporal bem estruturada ao ponto de promover um constante desenvolvimento psicomotor a nossas alunas.

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