quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cristina Camargo

"Acredito que a criança só tem a ganhar fazendo as aulas de baby-class. O sorriso no rosto delas quando chegam na academia ou quando eu chego na escolinha é a prova do quanto elas gostam e do quanto é prazeroso participar das aulas" (Cristina Camargo)

Cristina é formada em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos e tem especialização em Dança Infantil pela Unicamp. Atualmente dá aula em 3 lugares bem distintos entre si: ECAD - Espaço Cultural de Arte e Dança, onde dá aulas de Ballet Clássico para crianças; UP DANCE STUDIO, onde dá aulas de Ballet Clássico para adultos (mulheres adultas que tinham como sonho as aulas de balé) e também Passo a Passo Educação Infantil, onde dá aulas para crianças da pré escola na própria escola. A sua formação em Dança começa desde muito cedo e o aprimoramento se deu através de aulas e cursos com diferentes professores.
O método ao qual Cristina faz suas aulas é basicamente o Método Royal por considera-lo bastante técnico, mas por morar no Rio de Janeiro acabou conhecendo uma maneira mais profunda o Método da Escola Russa (muito usado nas academias do Rio).

Fizemos uma entrevista com a Cristina e lá ela relata um pouco de toda sua experiência como professora, bailarina e mulher!!!



"Acho o Curso de Ballet de uma maneira geral bem caro para o poder aquisitivo da grande maioria dos brasileiros. Desde o custo das sapatilhas até inscrição em festivais e concursos. Tenho alunos de todos os níveis sociais que lutam para conseguir seguir em frente e aí entra a colaboração de toda a sociedade. Nas escolas onde atuo existem alunos bolsistas e exames para novas bolsas são feitos periodicamente, inclusive com grande divulgação em escolas públicas e comunidades.
Existem sim, as crianças selecionadas são levadas para dentro da academia, pois antigamente a ideia era de ter as aulas dentro das escolas e não deu certo, pois a falta de espaço físico prejudicava bastante o projeto.

Sua experiência como professora:



Comecei a fazer aulas de Ballet ainda criança em Araraquara (cidade onde nasci), com 16 anos fiz uma audição para entrar no Grupo Expressão em São Carlos, e a partir daí não parei mais. Muitas aulas, cursos, festivais e tambem a Faculdade. Paralelo as aulas comecei a descobrir em mim um grande interesse e prazer em ensinar e assim comecei também a dar aulas para crianças.
Quanto a idade ideal... ah será que existe? Eu tenho 3 filhos e 2 são meninas, e não as coloquei no ballet muito cedo. Fizeram na escolinha o ballet que era mais uma recreação com música e entraram na academia entre 6 e 7 anos já nas turminhas de preparatório (preliminar). Não queria para elas um baby-class que durasse dos 2 aos 5 anos, que acredito que é o que acontece com a criança que começa muito cedo.
As minhas aulas de baby-class são extremamente lúdicas, gosto de trabalhar com temas, e fazer com que a criança conheça e reconheça diferentes sons, ritmos. Acredito que a criança aprende primeiro a gostar da dança antes de entrar na técnica propriamente dita.

A importãncia da Dança para o desenvolvimento motor da criança



Extremamente importante a contribuição que a Dança trás para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança! A criança brincando, cantando e também dançando se desenvolve de uma maneira plena e completa. Esse desenvolvimento se dá através de brincadeiras, jogos e diferentes materiais são usados como coadjuvantes.Tudo isso é o lúdico dentro da aula que também conta muito com a criatividade de cada professor.
Agora vou falar por mim e pelo que eu acredito dentro de uma sala com crianças... essas são as noções básicas do desenvolvimento e tem que estar presente em todas as aulas.
Reforço a importância da criatividade de cada professor e para isso tenho uma estória que me deixou muito feliz: dou aulas de ballet fazem 25 anos e tenho alunas que foram do baby e hoje já são mães. Algumas reencontrei através das redes sociais e outro dia uma delas me disse que ensinava sua filhinha de 2 anos com a mesma musiquinha dos bracinhos que eu ensinei e ela lembrava tão bem. Ela filmou a filha e me mandou o vídeo... pura emoção! Música, estorinhas e teatrinhos fazem parte do ensino e iniciação à técnica e se forem prazerosos ficam guardados para sempre na memória.

Movimento Perfeito Sim ou Não?



O que é o movimento perfeito nesta idade??? A partir do momento que a criança tire de dentro de si o movimento com prazer e diversão ele é o perfeito para ela e para mim, ressaltando o cuidado para não se machucarem; a técnica vem com o tempo.
Por isto se faz de extrema importância o professor fazer a faculdade e aprender como planejar as aulas, como ministrar essas aulas. O que acontece em muitas academias são as alunas mais adiantadas darem aulas para baby class, e aí esse conhecimento fica comprometido.
No princípio podem ser até copiados, mas o professor deve levar a criança a descobrir seus próprios movimentos, respeitando a individualidade de cada criança.
Procuro mostrar para as mães que só o fato delas estarem participando já é de grande mérito e jamais forcei qualquer criança que não queira a fazer o que estava programado, nem que para isso tenha que ficar com ela no colo (como muitas vezes já fiquei com duas ou três). Faço em minhas aulas a cada dois meses uma aula pública com a participação das mães, exercícios e brincadeiras em conjunto, e tem dado um excelente resultado.
Como disse, jamais forço uma criança a entrar no palco ou se apresentar em sala sem que ela queira. Converso bastante e já aconteceu de eu ter que eu entrar junto para que a criança faça tudo. A presença da professora ao lado dela dá mais segurança.
É uma situação realmente difícil. Eu sempre digo e reforço que dança é para todos, mas na verdade são os próprios alunos que nem sempre acreditam nisso. Nas aulas para adultos não tenho tantos problemas pois para elas é a realização de um sonho de infância e talvez pela maturidade o físico é menos importante que o prazer de dançar. Para crianças é muito importante que o professor ressalte que cada passo conquistado é uma vitória, elevando a auto-estima de cada um.

Festivais de Final de Ano:



Acima de qualquer coisa, é um estímulo para alunos e professores, além de ser uma maneira de mostrar o progresso que as alunas fizeram durante o ano para seus pais. O ambiente de teatro e bastidores, figurino, maquiagens... são momentos únicos e cheios de felicidade para elas.


Obrigada Cristina pelo carinho com o nosso Blog e a disponibilidade de tempo em nos conceder esta matéria!!!Sucesso sempre!!!

Bjosss

Nani Chefaly e Equipe Fazendo Dança na Escola



Nenhum comentário:

Postar um comentário