sábado, 7 de janeiro de 2012

Reflexões de um professor aposentado




Eu ensinei todos eles... Tendo ensinado no ginásio por muitos anos, durante esse tempo, eu lecionei, entre outros, a um assassino, a um evangelista, a um ladrão, a um psicótico e a um pugilista.
O assassino era um meninozinho que sentava no lugar da frente e me olhava com seus olhos muito azuis. O evangelista era o mais popular da escola, era líder dos jogos, entre os mais velhos. O pugilista ficava parado perto da janela e, de vez em quando, soltava uma gargalhada que até fazia tremer os gerânios. O ladrão era um coração alegre, diria libertino, sempre uma canção jocosa em sua boca... O psicótico, um pequenino animal de olhar macio, dócil, sempre procurando as sombras.
Hoje, o assassino espera a morte numa penitenciaria do Estado. O evangelista está enterrado, há um ano no cemitério da vila. O pugilista perdeu a vida numa briga em Hong-Kong. O ladrão, na ponta dos pés, pode ver da prisão, as janelas do meu quarto. O psicótico, de olhar macio e dócil, bate a cabeça na parede forrada de uma cela no asilo municipal.
Eu devo ter sido uma grande ajuda para estes alunos...
Eu lhes ensinei porque se evapora a água, o nome das plantas, a classificação dos animais e uma porção de coisas que eu próprio nunca vi, nem valorizei em que tão pouco acreditava.
John White, Stilwate
High School, Stilwalter, Oklahoma
Extraído do jornal do SIESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário