terça-feira, 23 de abril de 2013

Dança na Escola e suas dificuldades

A Dança na Escola Pública nas Aulas de Ed Física - Dificuldades encontradas:

Acredito pelos anos que trabalho no estado e também pelo que vi na faculdade de Ed Física que um dos pontos mais críticos da dança acontecer dentro de escolas públicas estaduais é a formação dos professores que atuam dentro destas escolas. 

A dança tem sido embora reconhecida como componente curricular tanto da disciplina Artes como da disciplina Ed Física, ela tem sido negligenciada nas unidades escolares.


Estudos com diversos professores da área a Ed física apontam entre outros motivos: não gostar de dança; não ter jeito para trabalhar com dança, falta de vontade tantos dos professores quanto dos alunos, preconceito ligado ao gênero, e um que acho crucial a falta ou precaridade de experiencia e vivencia prática em dança, tanto na vida pessoal e aqui abro aspas " na faculdade"!!!

Professores afirmam que o período que foi destinado dentro do curso de Ed Física relacionado ao conteúdo Dança e Atividades Corporais Expressivas foi curto e pouco eficiente para colocar em prática em suas aulas.

E como mudar isto?

Vários estudos estão sendo feito, mas mudar Paradigmas ainda é o grande desafio do Educador Físico. Entender q a Ed física Escolar não é formação de atletas e menos ainda FUTEBOL para os meninos e Volei para as meninas, quando estas não estão tb sentadas com seus foninhos e celulares ligados...

Mas infelizmente esta ainda é a realidade das nossas escolas publicas do estado de sp.

E aonde está a culpa??

Muitas vezes não temos nem bolas para jogar, quanto mais rádios para trabalhar a Dança na Escola!!!

Desabafo#Nani#





Nenhum comentário:

Postar um comentário