História e movimento
Vire uma fada e faça seus alunos se movimentarem
Objetivos:
★
Fazer com que a criança
reconheça suas possibilidades cinéticas do corpo, por meio de movimentos que o
afetem em sua totalidade.
★ Conhecer os segmentos do
próprio corpo.
Na Educação Infantil muitas competências têm de ser desenvolvidas, entre elas a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o espaço – e em estado estático e em movimento. Essa é a definição de “esquema corporal”, que supõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por isso, trabalhar o esquema corporal tem de ser um trabalho constante na vida escolar por meio de atividades que trabalham todo o corpo ou parte dele, o controle dos movimentos, o seu equilíbrio e a sua expressão. Pensando nisso, a professora de Dança Educacional em escolas de Educação Infantil na cidade de São Carlos e bailarina, Nani Chefaly, tentou unir a contação de histórias ao trabalho de esquema corporal, explorando não só a parte física das crianças, mas a imaginação. Além do mais, aprender brincando é muito mais gostoso, não é?
Dessa forma, ela criou a própria histórinha e desenvolveu uma atividade "em cima" desse faz de conta.
Quer ver mais acessem o site: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/106/artigo250623-1.asp
Parabéns!
ResponderExcluir