segunda-feira, 25 de julho de 2011

Entrevista com a diretora e bailarina Luiza Bandeira

(Luiza Bandeira)

Luiza Bandeira (luizabandeira.blogspot.com)
é formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa – RJ , em Educação Física, história da Arte e da Dança, terminologia do ballet , entre outros.
Em 1996 Luiza criou sua própria Cia de Dança - Cia de Dança Luiza Bandeira- no Rio de Jneiro, e há três anos estão estabelecidos em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.
A Cia trabalha com o Método Vaganova, que é baseado no trabalho de vários professores da Escola coreográfica de Lenigrado, onde foi criado o livro “Os Princípios básicos do Ballet”, onde enfatiza uma pedagogia que busca o aprendizado de forma gradual, onde cada grau tem seus exercícios característicos, preservando a saúde física dos bailarinos, trazendo consciência corporal do bailarino a cada movimento aplicado. As aulas são de 2ª a 6ª para o ballet clássico e 2 vezes por semana, para jazz, contemporâneo, sapateado, alongamento, canto, Francês e outros, com aulas práticas e teóricas. O que dá um diferencial ao trabalho de Luiza, já que ela não apenas se preocupa com a técnica em si mas também oferece aos seus alunos toda base teórica do que eles aprendem em prática.
A maioria dos seus alunos são de poder aquisitivo muito baixo e 80% deles são bolsistas, o que ajuda a contribuir com a comunidade mais carente o acesso a cultura por meio da Linguagem Dança.
Nosso Blog fez uma entrevista com a diretora e bailarina Luiza Bandeira sobre a importância das aulas de Baby Class para o desenvolvimento global da criança.

(Aluninhas de Baby Class da Cia de Dança Luiza Bandeira)

(Nani)Qual a idade indicada para uma criança começar a fazer Ballet?

(Luiza)Acredito que a iniciação a partir dos 4 anos é muito boa para trabalhar a musicalidade, a coordenação motora, o social e psicológico da criança, de forma lúdica e divertida. Mas á técnica clássico à partir de 8 , 9 anos é o ideal.

(Nani)Como são as aulas de Baby Class? No que elas se baseiam?

(Luiza)
As aulas são voltadas diretamente para o desenvolvimento, motor e psicológico da criança, buscando sempre motivar e incentivar a dança através de movimentos divertidos e camuflados que futuramente levarão aos passos de ballet.Acho muito importante trabalhar com o Esquema Corporal nesta faixa etária para que a criança entenda melhor sua lateralidade, orientação espaço –temporal, coordenação,ritmo pois isto facilita o aprendizado fazendo com que a criança cresça mas consciente de seus movimentos.
Eu costumo ainda fazer associação com a nomeclatura do ballet, mas busco sempre ensinar o nome correto das posições, inclusive a pronuncia francesa, contamos em francês e em português , falamos as posições nos dois idiomas, elas adoram se sente importante por saber pronunciar em outro idioma e no futuro vai ajudar pra que elas entendam a terminologia do ballet. E o mais importante valorizo cada movimento aprendido da criança, sem ficar me focando no "movimento perfeito", trabalhando assim a interpretação e criatividade delas.

(Aluninhas de Baby Class da Cia de Dança Luiza Bandeira)


(Nani)Como você lida com a ansiedade das mães em ter uma filha tão pequena bailarina?

(Luiza)Não costumo alimentar essa ansiedade, converso com as mães separadamente e explico que isso é uma coisa normal como qualquer outra profissão e que esses excessos só prejudicam o desenvolvimento de suas filhas, Acho que bajulação de mais é prejudicial em tudo, temos que ser objetivos de forma carinhosa e gentil, mas objetivos tanto com as crianças como com seus pais.

(Premiação da Cia de Dança Luiza Bandeira)

(Nani)Como a escola lida com este tema tão polêmico nos últimos tempos como o bulling, uma vez que a perfeição do corpo, do movimento, a competição entre bailarinos é muito grande?

(Luiza)É essa história de bulling já a longos anos, só não haviam dado um nome, mas acho um absurdo, essa rivalidade entre bailarinos. Estou cansada de ver, jovens lindas em festivais que olham outras competidoras como se fossem bichos e o pior disso tudo é que os coreógrafos e professores não corrigem, deixam de lado, afinal ela linda estrela da escola.
Bom na minha escola isso não acontece controlo tudo, ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais, sendo que alguns com mais prática porque fazem aula a mais tempo e quando percebo um ar de superioridade corto logo, gostando ou não.

(Nani)Para que serve os Festivais de Final de Ano?

(Luiza)Normalmente para dar a oportunidade dos pais assistirem a todo trabalho realizado com seus filhos durante o ano, para o encerramento da escola, enfim é um fechamento de tudo que fizemos naquele ano, os alunos adoram é como um passou de ano.

(Espetáculo)

(Nani)Qual ao lado positivo e negativo das aulas de Baby Class para estas crianças?

(Luiza)Não vejo nada de negativo, atividade física somada a alegria de dançar, que seria melhor para esse pequeninos.


(Luiza em seus melhores momentos!!!)

Parabéns a nossa querida Luiza Bandeira e agradecemos desde já a entrevista e o carinho que nos recebeu!!!! Conte conosco sempre!!!


Nani Chefaly

2 comentários:

  1. Virei fã. Parabéns à Luiza. Seu trabalho é brilhante e gratificante. E o seu espaço é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcelle!!! Realmente a Luiza faz um belo trabalho e temos msm q mostrar isto para todos!!!Bjosss

    ResponderExcluir