domingo, 3 de julho de 2011

Conversa franca sobre Baby Class




A medida que os anos foram passando fui percebendo o quanto ainda erramos quanto professores de Balllet para crianças assim tão pequenas!
Lembro-me de quando comecei a trabalhar com esta faixa etaria (2 aos 6 anos) e como estava focada naquilo que eu aprendia nas minhas aulas de Ballet enquanto bailarina, buscando perfeição na simplicidade dos primeiros passos de ballet!!!
Como o Tempo é sábio!!!! Agente vai amadurecendo, se aperfeiçoando, estudando e percebe Graças a Deus os nossos erros.
Nesta faixa etaria não adianta querer cobrar, exigir demais , penalizar por não conseguir realizar determinado passo ou movimento, ou seja, excluir já q o Ballet muitas vezes é excludente, infelizmente!
É importante que o professor de Baby Class seja muito criativo, brincalhão e acima de tudo goste de criança e entenda a corporeidade do mesmo, é o momemnto em que a criança está se descobrindo corporalmente, testando seus limites, atravessando obstáculos, vencendo seus medos. Crianças desta faixa etaria tendem a serem muito expontaneas em seus gestos e movimentos... ah e quanta imaginação tem estes pequenos!!! Temos que estar abertos e atetos enquanto professores a estes momentos de enorme criatividade!!!
Muitas vezes me deparo com mães ansiosas pela primeira aula de ballet de suas filhas assim tão pequenas, e se frustram demais quando a sua "bailarina" passa a aula inteira emburrada, chorando, e não faz nada!!! Sempre explico a elas que isto é muito normal, e que aquele ditado cada um é cada um, realmente é muito válido e cabe aqui também. Não é porque a filha da vizinha faz tudo e a dela não faz que a menininha não tem lá o seu "potencial".
Mas muitas vezes a "pressão" que uma mãe faz pelo sonho de ver sua filha com aquela malha cor de rosa e coque no cabelo e sapatilhas no pé acabam causando um certo medo, repúdio na criança!Quanto mais se cobra esquecendo a espontaneidade, menos se consegue com a criança. É preciso mudar o foco! Ou seja, temos q elogiar o que ela tem de melhor e não reforçar aquilo que é negativo!!!(Já dizia o granded Mestre Vygotsky) Voce não dançou! Não vai fazer mais!
Mas elogiar o que ela fez ainda q ñ tenha feito nada, ou um simples gesto!!!
Me deparo com varias situaçoes... certa vez uma Vó veio falar comigo que a filha não ia participar do Festival De Fim de Ano pois em todas as apresentações ela ficava parada e nada fazia! (eu tinha iniciado naquela semana na escola, e a antiga professora tinha saido de lá).E depois os parentes ficavam comparando a menina com a priminha que tudo fazia! E obviamente na frente da criança deixando ela cada vez mais frustrada e receosa.



Olha o que agente faz muitas vezes sem querer, sem perceber mesmo (eu sou mãe e erro muito com a minha também) com os nossos filhos!
ah me lembrei do que eu fiz quando a Maria minha filha no meio da apresentação da dança da festa junina ela iniciou a Dança chorando, aquilo foi me dando um comichão, um nervoso e eu nada podia fazer porque eu era a professora e não tinha só a minha filha lá... senti na pele aquela frustração, mas de repente ela começou a dançar e foi que foi... fico imaginando se tivesse tido uma atitude erronea com ela, talvez teria bloqueado muitas coisa nela, já que a cobrança de ser bailarina está desde que ela estava em meu ventre.
Mas entendi que tenho q oferecer, mostrar a ela tudo que a cultura seja na Dança, na Música, na Arte enfim pode proporcionar de positivo para toda a vida dela!!!E é exatamente isto que faço!!! E ela adora!!!
Não podemos esquecer que eles ainda são muito pequenos e talvez nem entendam direito, agente os expor ao ridiculo quando fazemos este tipo de comparação. Bom perante a esta situação (da avó) resolvi fazer uma reunião com os pais para explicar o meu trabalho, como ele seria, o que estaria trabalhando enfim, e o ponto chane da reunião foi justamente este não responsabilizar seus filhos pelas suas expectativas frustradas.
Sempre digo que criança é uma caixinha de surpresa, já tive criança que não fazia nada na aula, no ensaio e quando chegou em cima do palco para minha surpresa "se soltou"!!! E o contrario também, criança que na aula fazia tudo chegar no dia da apresentação travar!!! E isto não é culpa minha, dos pais e nem mesmo da propria criança... é natural!!!Estamos falando de criança de 1 aninho, 2, 3, 4, 5 6 ... se agente que é adulto muitas vezes na vida travamos... por que ñ eles???


Bjaum

Nani

Um comentário:

  1. Eu também sou professora de baby e vivencio tudo que foi citado neste post.
    Quanto a expectativas dos pais, acho que isto não muda em lugar nenhum, por aqui não é diferente. Os pais acham que a filha já pode usar sapatilha de ponta e fazer grand ecart no primeiro dia de aula.
    As mães chegam um pouco mais cedo para buscar a filha e as vezes ficam escondidas atrás da porta para ver a filha dançando, mas se por acaso naquele momento a crinça já estava cansadinha, a mãe já cobra dizendo que " se vc não fizer direito eu vou te tirar do balé".
    Então é a hora que tenho que explicar que ela é criança, que tem seus limites..etc, etc e tal
    Quanto ao método, estou trabalhando Vanda Bambirra, se vc quiser te passo mais informaçoes.
    Sempre passo por aqui.Abraço, fica com Deus!

    ResponderExcluir