terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Plano de Aula :Quebra Nozes.

O plano de aula a seguir foi extraído de um currículo maior Nutcracker concebido como uma inspiração criativa e reflexiva para a terceira e quarta séries do ensino fundamental.
 

PRÉ-PERFORMANCE A LIÇÃO

                          
 
Materiais necessários:
  • A História Quebra-Nozes (veja abaixo)
  • Original Soundtrack - George Balanchine, The Nutcracker TM CD (ou outra gravação da música Tchaikovsky para o ballet)
  • Placa de giz ou papel gráfico para gravar as respostas dos alunos
Introdução:
 

Como um prelúdio para a visualização de vídeo ou o desempenho Nutcracker ao vivo, esta lição tenta proporcionar aos alunos um fundo para ver a dança e para começar a ver-se como artistas. Sinta-se livre para se adaptar a aula para atender às necessidades de seus alunos. Parte I da lição convida os alunos a discutir os temas listados abaixo.
Opcional: Você pode também querer atribuir um dos itens de discussão abaixo como uma atividade de escrita.
Parte II desta lição inclui uma discussão sobre o comportamento público adequado. Recomendamos que você tenha esta discussão com seus alunos um dia antes ou um pouco antes de assistir o vídeo ou ir ao teatro.
 
DISCUSSÃO PARTE I:
 
Procedimento:
 
1. Durante este exercício, você pode querer colocar o CD como música de fundo. Iniciar a aula informando aos alunos que eles estarão vendo uma apresentação de um balé que é baseado em uma história que tem quase 200 anos de idade. O Quebra-Nozes acontece em Nuremberg, na Alemanha, e começa com uma festa na véspera de Natal. O personagem principal da história é Marie (chamada Clara, em algumas produções), uma jovem cujos pais irão sediar uma grande festa para amigos e parentes.

Você pode começar a discussão do tema relacionado com as questões sugeridas líder. Sinta-se livre para modificar a discussão em sala de aula para atender às suas necessidades e interesses específicos, bem como aqueles de seus alunos. Gravar e guardar as respostas dos alunos no quadro-negro ou em papel gráfico para uso em aulas post-performance/post-video B e C.


  Tema 1: A celebração ou festa
Quais os tipos de festas você já teve?
Quais são as razões e ocasiões que você comemorar com uma festa?
Que vem a estas comemorações e festas?
Por que nós convidamos estes convidados para as nossas festas?
O que você faz nessas festas? Que as pessoas dançam? Ouvir música?
                               

2. Existem muitos amigos e parentes na Marie e sua família festa de Natal, mas nem todo mundo é divertido . O irmão de Maria, Fritz, é um aborrecimento. Ele e seus amigos constantemente  provocam Marie e seus amigos.

 Tema 2: Família e os Conflitos
Você tem discordâncias com seus irmãos e irmãs?
Outros membros da sua família?
O que você discutir?
Como você resolver esses conflitos?
Como você pode evitar que isso aconteça no futuro?
3. Felizmente, Marie tem seus amigos e outros membros da família para mantê-la no espírito do Natal. Seu padrinho, Herr Drosselmeier, chega com presentes para todas as crianças. Ele também traz magicamente brinquedos especiais para a vida. Seu presente para Marie é um quebra-nozes.

                       
  
Tema 3: Um Presente Especial
Que dons especiais que você recebeu?
O que faz um presente especial?

Você deu um presente especial para alguém?

O que foi? A quem você deu um presente especial?

Qual é o presente mais especial que alguém pode dar ou receber?
4. A festa termina e todos os convidados partem. Marie adormece na sala de estar pela árvore de Natal e tem um sonho mágico. Em seu sonho há uma terrível batalha entre maior que a vida-ratos e soldados de brinquedo. Os ratos são derrotados, eo príncipe Quebra-Nozes, que mata o Rei dos Ratos, resgata Marie.

 Tema 4: Sonhos e Fantasias
Que tipo de sonhos que você tem?
Aonde você foi em seu sonho?

O que você fez no seu sonho?

Por que alguns sonhos se sentir real para você?

O que você acha sonhos significam?
5. Após a vitória sobre os ratos, o Príncipe Quebra-Nozes traz Marie para a terra mágica de Doces.
Tema 5: Journey to um lugar novo e diferente
Algum de vocês foi em uma viagem ou uma viagem?
Aonde você foi? Até que ponto você viaja? Como você chegou lá?

Como você descreveria este lugar? Foi neste lugar semelhante ou diferente de onde você vive agora?

Será que as pessoas têm a mesma aparência? Será que eles falam uma língua diferente? Será que eles têm costumes diferentes ou tradições?
 DISCUSSÃO PARTE II:
 
                          

Procedimento:
 
1. Porque este trata de atividade com a prática de comportamento público adequado a uma apresentação de dança, nós encorajamos você a ter esta discussão antes de sua viagem para o teatro. (Se você está assistindo um vídeo, esta lição pode ainda fornecer boas práticas para uso no futuro.) É importante que os alunos saibam que nós queremos que todos no teatro (e da sala de aula) apreciem o desempenho, sem distração.
 
2. Explique aos estudantes que eles estarão fazendo uma viagem muito especial. Eles vão estar indo a um teatro para uma apresentação de um ballet famoso. Você pode explicar que o teatro é um lugar especial para as pessoas a experimentar coisas maravilhosas e bonitas. No entanto, para apreciar plenamente o desempenho, um certo tipo de comportamento é necessária. A discussão a seguir podem ser util na preparação de estudantes para o concerto.
Comportamento Audiência apropriada
Quantos de vocês foram a um teatro?
Quantos de vocês foram a um espetáculo de balé?
Qual foi o desempenho, e onde foi?
Como é que as pessoas se comportam durante a performance?
É ir ao teatro como ir a um jogo de futebol? É como ir a um desempenho sinfonia? Por que ou por que não?
Como as pessoas se expressam em um ballet? (Será que as pessoas falam alto, comer, se movimentar, ou saltar para cima e para baixo durante um show de dança? Será que as pessoas prestem muita atenção? São quieto? Quando eles aplaudem?)
Por que nos comportamos de maneira diferente em uma performance de balé do que em um jogo de beisebol?
Como você pretende se comportar quando você vai para o desempenho de balé?

 Fonte: NUTCRACKER







Nenhum comentário:

Postar um comentário