segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Movimento na Educação Infantil

Algumas das atividades da nossa apostila Movimento na Educação Infantil



Jogos e Exercícios Sensório- Motores (R$13,90+ frete

São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.

1. Andar:


• livremente, batendo palmas.
• para frente.
• de costas.
• com as mãos na cabeça ou na cintura.
• na ponta dos pés.
• encostando um pé à frente do outro.
• sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
• seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
• com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
• procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
• aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.



2. Correr:


• com as mãos na cintura ou na cabeça.
• rolando uma bola.
• chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.
• num pé só (como um saci).
• e parar bruscamente, a um sinal combinado.
• seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.
• sobre uma linha traçada no chão.
• pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).
• desviando de obstáculos colocados no chão.
• em duplas de mãos dadas com o colega.
• ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.
• estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.
• em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.
• Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
• Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.
• Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).
• Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.

3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)

• Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.
• Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça , bater palmas
• Deitados de costas, com pernas e braços estendidos,elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.
• De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.
• Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
• Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.
• Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre a mesa;


4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)

• Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
• Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
• Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
• Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.
• Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.
• Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.
• Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro com leves impulsos.
• Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de copinhos etc.
• Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).
• Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas,pelo lado).


5. Saltar (pular)

• no mesmo lugar, com os dois pés juntos.
• com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.
• no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.
• pular corda,
• Pular amarelinha sem pedra.
• com os dois pés(um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.
• com as pemas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
• de cima de um bloco (tijolo de construção) para frente, para trás, para um lado e para outro.
• Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.
• Em duplas, frente .a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.
• Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.
• Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.
• Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.


6. Marchar

• Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.
• Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.
• Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).
• Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.
• Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar
• em sentido contrário.
• Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,

7. Galopar

• livremente, montados num cabo de vassoura.
• em ritmo acelerado, com paradas repentinas,marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).

8. Lançar e Pegar


• Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).
• Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.
• Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.
• Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.
• Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.
• Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.
• Jogar a bola no chão e rebatê-la.
• Brincar de encestar bolas.
• Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.
• Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.
• Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.




9. Chutar


• Dar pontapés em saquinhos de areia.
• Chutar bola de diferentes tamanhos.
• Chutar pedrinhas.
• Chutar bexigas








10. Atividades Dígito-Manuais


• Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.
• Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.
• Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.
• Movimentar os pulsos para frente e para trás.
• Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltada para baixo, ora para cima.
• Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).
• Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra
• Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.
• Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).
• Movimentar o polegar para frente e para trás.
• Girar o polegar.
• Girar cada um dos dedos separadamente.
• Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora
• com uma mão, ora com outra.
• Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
• Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.
• Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.
• Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.
• Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.
• Girar pequenas argolas com os dedos.
• Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.



11. Coordenação Visomotora


• Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).
• Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.
• Fincar palitos sobre base de isopor.
• Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.
• Perfurar retalhos de plástico com palitos.
• Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.
• Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.
• Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.
• Alinhavar









12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos

• Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
• Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo,
• esfregando, puxando, arrastando etc.).
• Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
• Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
• Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).
• Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
• Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário